O thermo maxx

Thermo Maxx é um produto que oferece conforto e precisão na transferência de calor e frio em terapias térmicas.

Foi desenvolvido com o objetivo de suprir a dificuldade dos pacientes em realizar os tratamentos domiciliares indicados.

É composto por uma máscara térmica que comporta bolsas de gel para atuar nas regiões acometidas pela dor.

No tratamento clínico e domiciliar das DTMs, os pacientes são orientados a utilizar compressas de calor e/ou frio segurando toalhas ou bolsas térmicas durante, aproximadamente, 20 minutos. Além disso, são indicados exercícios terapêuticos.

Recentemente , ao empregar esses tratamentos , os pacientes reclamavam da dificuldade em executá-los. Desse modo, o tratamento era comprometido pela falta de adesão às medidas terapêuticas. Não havia controle do tempo e da temperatura correta.

A termoterapia na face e na cabeça, superior a 45 graus, pode ser prejudicial ao paciente.

Apesar do tratamento domiciliar em terapia térmica ser empregado universalmente, não havia nada cientificamente apropriado e nenhum produto que atingisse anatomicamente os pontos acometidos pela Dor, como os músculos da mastigação ( Temporal e Masseter) e a articulação envolvida ( ATM ) .

Para executar esse projeto foi necessário contratar o Núcleo de Desenho Industrial da Universidade de Brasília (UNB) para o desenvolvimento técnico do produto, tais como, pesquisas com profissionais e pacientes, testes térmicos, testes com diversos materiais, análise de medidas cefalométricas , conexões de encaixe e outros.)

Em virtude da ausência de um produto apropriado e confortável, os colegas cirurgiões (médicos e dentistas) solicitavam produtos específicos para o controle domiciliar de cirurgias dentárias, ortognáticas, traumas de face e mandíbula. Também em regime hospitalar, existia a dificuldade de propiciar conforto ao paciente.

Assim foram criados mais 3 produtos: Thermo Maxx cirurgia oral menor, Thermo Maxx cirurgia oral maior e Thermo Maxx cirurgia plástica de face. Este encontra-se em fase de desenvolvimento.

Dessa forma, são 4 produtos diferentes dispostos em Kits específicos para as diversas indicações. Ao longo do tempo foram feitos inúmeros depósitos de patentes no Brasil e Exterior.

Dr. João Henrique Padula